1.9.12

Equipamento de Montanha

A matéria de ontem da série "Escalada e Montanhismo" está sendo hoje, devido a alguns problemas que tive essa semana. E a matéria de hoje vai falar o que é usado em alta montanha, porque o equipamento não é o mesmo da escalada em rocha, porém possui alguns itens em comum.


Bem, como já vimos que escalada e montanhismo são coisas diferentes, alguns equipamentos diferem um pouco entre eles. Os equipamentos comuns aos dois são, cordas, mosquetões, cadeirinhas, fitas, cordeletes, freios, no caso da escalada em gelo o piollet, o crampom e o parafuso de gelo também entram na montanha, mas na montanha você deve possuir algumas coisas a mais, e diferentes.

Vamos começar pelo básico, a barraca. A barraca de alta montanha, não é uma barraca tradicional que você chega a encontrar até mesmo em alguns supermercados, ela é especial para suportar temperaturas extremamente baixas, como -20ºC, -30ºC, isso sem contar que são mais resistentes ao vento e a intempéries da natureza do que as barracas tradicionais.


Outro item diferente é o saco de dormir, eles possuem também uma temperatura ideal, e uma temperatura extrema, normalmente o que encontramos por aí não suportam nem 0ºC. Os sacos de dormir de alta montanha são feitos para suportarem temperaturas extremamente negativas, tais como as barracas.


Na montanha utiliza-se geralmente 3 de camadas de roupas, a primeira é uma segunda pele, que fica mais colada ao corpo, a segunda é um fleece, que é como se fosse um moleton, e a terceira é uma camada protetora, impermeável e corta vento, como se fosse um lona, impedindo que entre água ou que o vento passe.


Além dessas roupas existem ainda as luvas e meias para alta montanha. No caso das luvas, algumas podem seguir como nos casacos, uma mais fina colada ao corpo, uma fleece por cima, e no final uma luva que protege do vento e da chuva, porém essa última impede o manuseio de muitas coisas devido ao se formato. E as meias de alta montanha, são meias mais grossas, como se fosse de lã, que suportam temperaturas extremamente baixas. Essa parte de luvas e meias é extremamente importante, visto que são as extremidades do nosso corpo, aonde o sangue e as veias entram mais em contato com o frio, podendo causar vasoconstricção e com isso pode-se chegar ao congelamento dos dedos e sua posterior perda.


Uma coisa muito importante na montanha é a cozinha, e não se utiliza-se fogareiros tradicionais a gás na montanha, imagina quanto tempo, e quantos cartuchos se gastariam para simplesmente ferver uma água!
O fogareiro utilizado é com alta pressão e o combustível dele pode variar dependendo da marca e do modelo entre, gasolina branca, querosene ou benzina - alguns aceitam a gasolina tradicional com chumbo, mas a a maioria é feita para combustíveis sem chumbo.


Em alta montanha utiliza-se muito o que o pessoal que faz caminhada está acostumado a utilizar, que é o bastão de caminhada, devido a longas distâncias a serem percorridas com mochila nas costas, se faz o uso deles para facilitar a divisão do peso pelo corpo todo, e nos momentos que se pára para descansar ajuda muito!

Bem galera, por hoje é isso aí!
Mais ma vez me desculpem pelo atraso!

Semana que vem tem mais!
Abraços e boas escaladas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário