O alpinismo que tanto as pessoas falam sem conhecimento é a prática do montanhismo na região dos alpes suíços, onde o esporte oficialmente nasceu, e assim como existe o termo "alipinismo", existe o andinismo - nos andes, himalaismo - no himalaia, entre outros.
O montanhismo na maioria das vezes se resumo a caminhadas em montanhas, visando atingir o cume. Ao contrário do que a maioria pensa, nem toda montanha exige que você escale para chegar ao cume, um bom exemplo disso é Chacaltaya (5421m) na Bolívia que apesar de ser um ponto turístico, muitos contam como cume.
Montanhismo e escalada são atividades diferentes, mas que podem se encontrar, em algumas montanhas pode se fazer necessária a escalada, mas não o contrário.
Apesar do montanhismo normalmente ser uma caminhada, deve-se SEMPRE, estar bem aclimatado à altitude e claro, ter todo equipamento necessário para esta atividade, além de estar acompanhado de alguém que conheça a montanha, um guia de montanha.
Numa montanha, pode-se se fazer necessário a transposição em gelo e/ou em rocha, que é como se fosse uma pequena escalada.
Os equipamentos usados no montanhismo são similares aos da escalada, já que em montanha, se anda encordado, logo se faz uso de corda e cadeirinhas, e ainda mosquetões, além de barraca apropriada para alta montanha, e temperaturas baixas, e a roupa própria para altitude e frio, e ainda os crampons, e piolets.
É isso aí galera!
Por hoje é isso aí, semana que vem tem mais!
Abraços e boas escaladas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário