25.2.19

A Escalada no Mundo

Para hoje estava programado um post sobre a viagem que fiz para Santiago - Chile, mas dado ao resultado do Oscar de ontem resolvi mudar um pouco.


Quem não sabe, ontem a escalada ganhou o Oscar, através do documentário "Free Solo" de Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin, onde acompanham Alex Honnold enquanto se prepara para realizar seu sonho de vida: escalar "solo" (sem cordas) o El Capitan em Yosemite, uma das rochas mais famosas do mundo, senão a mais famosa.


Na última semana, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2024 propuseram que a escalada esteja presente nos jogos de Paris em 2024, decisão que deve ser tomada em dezembro de 2020, após a primeira participação da escalada nos Jogos Olímpicos de Tóquio.


E estou escrevendo esse post pois como escalador vejo que a escalada está conquistando o mundo em todos os sentidos, no cinema, nos jogos olímpicos, ou seja, está se popularizando. E para quem escala há muito tempo (eu escalo há 15 anos), sabe que a escalada era um esporte meio underground, pelo menos aqui no Brasil, podemos de certa forma comparar ao "Vale-tudo", que se pararmos para analisar, com seus devidos ajustes "virou" o UFC, então vejo que a escalada tem muito potencial para crescer, se difundindo muito mais do que já é pelo mundo e crescer muito por aqui também.

Apesar do nosso relevo não temos uma cultura de "campo" igual a vários países em volta do globo, se  analisarmos existe uma cultura muito forte do outdoor em países da Europa por exemplo. Algumas pessoas que praticam e fazem parte dessa realidade podem me interpretar mal, mas se repararem certamente vocês se destacam por exemplo no trabalho pelas atividades que praticam.

Nos últimos anos o número de ginásios de escalada por tem crescido, observo isso desde que comecei a escalar, quando as vezes queria ir para um ginásio de noite e por aqui pelo RJ só tinha UM lugar, e tantos outros estados viviam a mesma realidade.

Sei que algumas pessoas que não gostam muito dessa idéia de popularização da escalada, que claro tem alguns pontos delicados, principalmente pensando que é um esporte de alto risco, onde um detalhe pode colocar a vida em risco, mas penso também como professor de Educação Física e digo que a escalada tem características únicas, e proporciona uma experiência corporal diferente do que usualmente vemos nos esportes mais populares, logo acredito que tem muito a acrescentar para toda a sociedade.

Para fechar deixo o trailer do filme "Free Solo" que terá sua estréia aqui no Brasil no dia 09 de março às 21h na National Geographic Channel, então para quem tem o canal já pode colocar na agenda e separar a pipoca, para quem não tem já cola num amigo para não perder!

Nenhum comentário:

Postar um comentário