4.2.19

Relato de Um Pai Escalador

Já estou para escrever esse relato sobre a gestação e o parto tem um tempo, mas estava difícil para sentar a bunda no computador e fazê-lo, mas agora saiu!

Início do ano passado Alessandra vinha reclamando que estava se sentindo inchada, que algumas roupas não estavam cabendo mais, que o rendimento dela no Crossfit estava caindo e ela não entendia o porquê.


Estava também sem tomar anticoncepcional, por recomendação da sua médica, pois estávamos planejando engravidar nesse mesmo ano. Fomos a Búzios no final de março, início de abril, não me lembro bem, e ela havia comprado por desencargo de consciência um teste de gravidez para fazer antes de voltar a tomar o anticoncepcional. A viagem passou e ela não fez o teste, na segunda-feira pela manhã saí para dar aula e quando voltei ela havia feito o teste, quer dizer, os testes, ela fez o primeiro e ainda comprou um segundo para confirmar 😬, e me disse que estávamos grávidos!



Bem, a reação na hora foi muito doida, uma felicidade, misturada com um nervosismo, com ansiedade, com desespero... 😬 Ah! Quase esqueci, depois da notícia eu fui fazer café, mas também estava tirando o lixo da cozinha, e estava tão tonto que quase coloquei o filtro de café na lixeira! 😂😂😂

Depois disso fomos atrás de uma obstetra, que por indicação chegamos a Anna Beatriz Herief (Bia), que faz parte da equipe Nascer com Amor, e logo de cara um longo bate-papo sobre várias coisas.
Após a obstetra fomos atrás de uma Doula, e também por indicação encontramos a Raquel Corrêa, uma santa, um anjo na nossa vida, e quando digo "nossa" é na vida dos papais mesmo, ela trás uma tranquilidade, uma segurança, ela é SENSACIONAL!

Fomos para a primeira ultrassonografia, que foi também para saber a idade gestacional, já que não tínhamos a MENOR IDÉIA, e foi um impacto ENORME para a gente quando na tela apareceu uma coluna inteirinha formada, ali na nossa cara, ele já estava todo formado, nariz, boca, os braços e as mãos, todo ali!!!



Já nessa ultra a médica responsável pelo exame perguntou se queríamos saber o sexo, e contamos que não, iríamos fazer chá de revelação e ela falou que se desse para ver 100% iria escrever num papel e colocar num envelope para darmos para Carol, amiga nossa que organizara o chá, caso contrário faríamos a sexagem, mas ela falou que deu para ver 100% e escreveu no papel.

No final de semana do chá de revelação tive uma prova em Campos, fui com minha mãe no sábado ao final do dia para fazer a prova no domingo de manhã e retornarmos logo para o chá, e deu tudo certo, conseguimos voltar a tempo, tudo bem que na volta acelerei um pouquinho mais...😅😝

Para a revelação a Carol tinha feito um esquema de reação de água de repolho com vinagre que fica rosa e água de repolho com bicarbonato de sódio que fica azul. Ela colocou 5 copos, então 3 copos eram de uma cor e 2 de outra, mas sem querer quando estava explicando para todo mundo como aconteceria deu spoiler do final! 😂😂😂
Mas isso não tirou a diversão e até mesmo a surpresa (para alguns que não repararam no spoiler).


Daí para a frente foi só babação mesmo, imaginando como ele seria, cor de pele da mamãe ou do papai, os olhos, cabelo, mão, gênio...

Alessandra me deu um livro, chamado "Papai Comédia - Da Descoberta ao Parto Humanizado" de Fernando Strombeck, enrolei um pouco mas um dia de noite antes de dormir acabei lendo ele todo de uma vez! O autor divide o livro por semanas, e trata toda gestação e parto de forma bem divertida, até os momentos desesperadores. Demos boas gargalhadas! Esse livro até emprestamos para a Raquel, que vai ter o segundo filho, quer dizer, filha.



Estávamos sem armário em nosso quarto, e com a chegada do Arthur, o quarto que era de visitas e escritório dela teve que ser transformado para o quarto dele, e tivemos que comprar um armário qualquer para nosso quarto, e com isso compramos um baratinho em promoção e não pagamos a montagem, porque era praticamente o preço do armário, assim que chegou começamos a montar, em um dado momento, Alessandra senta na cama e fala que está tendo uma contração, não preciso falar que gelei na hora né...😨😰 A Bia já havia conversado com a gente sobre contrações de treinamento, mas nessa hora a gente esquece tudo!

Montar o quarto dele foi divertido demais! Fizemos absolutamente TUDO, ficou exatamente como queríamos, quer dizer, como Alessandra queria. 😆 E com pais escaladores não podia ser diferente, fizemos umas montanhas de um lado, pintamos outra parede de azul e colamos nuvens nela, depois montamos o berço, colocamos o voal (nem sabia o que era isso) e o quarto ganhou forma e nos emocionamos demais. Igual aconteceu quando fomos arrumar a mala da maternidade e lavamos as roupas dele e colocamos no varal, uma emoção enorme ao olharmos todas as roupinhas penduradas.

   

Na quarta-feira, dia 31/10/2018, estava no computador montando uma apresentação de um trabalho do mestrado, que teria que apresentar no dia seguinte, dia 01/11/2018, e Alessandra bate no meu ombro e brinca perguntando para que estou fazendo aquilo, que não ia apresentar nada. Ô boca! 😮 Já de noite ela começa a sentir uns escapes de liquido, primeiro achou que era xixi, depois repara que não, principalmente pelo tom rosado, e assim vai até o dia seguinte de manhã.

Quando acordo ela me fala isso tudo, e eu mandei mensagem para meu orientador dizendo que não iria para a faculdade (o trabalho que teria que apresentar era de uma disciplina dele). Pouco depois Alessandra começa a ter contrações, e logo começamos a cronometrar e estavam ritmadas. Ah esqueci de falar, todos já sabiam dos acontecimento, tínhamos um grupo no WhatsApp que estava a Bia e a Raquel, e estávamos nos comunicando desde a noite anterior.

Raquel me ligou para saber como estavam as coisas, e estava só deixando seu filho na escola e estaria a nossa disposição. Algo em torno de 20 minutos após desligar o telefone com ela, abri a geladeira para pegar água e pensei: "Vou ligar para a Raquel, pedir para ela vir e Alessandra só vai saber quando ela chegar", e nesse instante Alessandra vocalizou se apoiando na pia do banheiro, e falei para ela: "Vou chamar a Raquel, tá?". Nesse momento mesmo que ela dissesse não eu ia chamar! 😅



A Raquel, que já estava em contato com a Bia, me falou para ligar para ela, que pediu para que a Gisele, enfermeira obstétrica fosse para lá também. Nesse meio tempo Alessandra queria ir ao mercado e no banco! Pode isso?!! Raquel e Bia falaram para ela ficar quieta, AMÉM, porque eu falando não adiantava nada.
Raquel e Gisele chegaram praticamente juntas, e eu fui ao banco e ao mercado. Minha cunhada, Victoria, também foi lá para casa dar suporte e foi essencial, ao longo do processo fui dando as coisas para que ela fosse colocando no carro, para que na hora fatídica fosse só entrar no carro e ir para a maternidade.

Estávamos todos no quarto, Alessandra falava normalmente entre as contrações, e com o tempo começou a perder o ritmo, nesse instante Raquel dá um puxão de orelha nela e fala para ela ir para o banheiro e ficar quietinha, concentrada nesse momento para que tudo acontecesse melhor.
Por volta da 17:30 Gisele fez o primeiro toque e nada demais, Alessandra estava com 2cm de dilatação, e as dores aumentando, intensificando, e eu nessa altura só pensava que em pouco tempo um vizinho iria bater na porta perguntando se estava tudo bem e eu responderia: "Tá tranquilo, minha mulher tá parindo, mas tá tudo tranquilo", hahahahahaha. Por volta de 18h Alessandra estava enjoada e foi ao banheiro e agachou para "vomitar", um muco vermelho deu o ar da graça, era o bendito tampão, quer dizer, pelo menos parecia!



Em torno de 19:30 Gisele fez o segundo toque, 4cm de dilatação, cacilda, não evolui?! Nessa hora Gisele e Raquel orientaram a levantar a barriga quando a contração chegasse, para ajudar o Arthur a empurrar o colo do útero com a cabeça, tentei fazer, mas rapidamente tomei uns foras, típico de Alessandra, e ela mesmo começou a fazer dentro da limitações.

Nessa hora ela ficou desesperada, PEDIMOS PIZZA! Sim, isso mesmo, pedimos uma pizza, coisa que eu e Bia falávamos, torcemos para Arthur nascer numa terça-feira, afinal de contas, terça-feira é dia de pizza em dobro na Domino's né...🍕
Raquel e Gisele também achavam que a coisa ia demorar, que teríamos uma noite longa, até que...
No banheiro Alessandra me segurou firme, olhou nos meus olhos e falou: "Eu quero ir para o hospital AGORA". Calmamente, só por fora, por dentro desesperado, chamei Raquel e Gisele, e fomos para mais um toque, em torno de 20:30, e adivinha?

Não, não foi pouca coisa não! 9cm de dilatação!!! Isso mesmo... NOVEEEEE!!! (Para quem não sabe o  bebê nasce com 10cm) 😱 E ela estava sentindo vontade de fazer força! Em uma hora TUDO mudou! 😱
Raquel e Gisele desceram com Alessandra pelo elevador e eu fui de escada, cheguei na frente, e já parei o carro na porta do elevador. Nessa hora eu só estava pensando que teria que ser o dia que dirigiria melhor na minha vida!



Entramos no carro e já logo na saída tinha um senhor manobrando numa agulha que precisava entrar, eu não quis buzinar por causa da Alessandra, então Raquel abriu o vidro do carro e falou: "O senhor pode dar licença, tem uma mulher PARINDO dentro do carro", o senhor ficou com uma cara de não entender e passamos, pouco mais a frente pegamos um sinal fechado e Alessandra falou para avançar, mas não tinha como porque tinham carros na nossa frente.

Subindo a Grajaú-Jacarepaguá fiquei pensando em duas coisas, primeiro em chegar logo, e depois com medo de multa, mas poucos metros depois já não estava mais pensando nas multas, e só em não sacudir muito para o Arthur não nascer no carro. 😲
Na estrada Três Rios pegamos um trânsito mais pesado por causa de sinais, e mais uma vez Alessandra se manifestou perguntando se era trânsito ou sinal, e reparamos que era só sinal.
E esse tempo todo ela estava agarrada na Gisele no banco de trás.

Chegamos na perinatal em 20 min, e quase atropelei a Bianca, a pediatra, pois não a conhecia ainda e ela estava sinalizando para parar o carro de um jeito e eu parei de outro, a vontade era entrar com o carro na recepção. Lá já havia uma maca esperando e eu fui para a recepção entregar os documentos dela e os meus para darem entrada, e às 21:30 eu já estava na sala de parto humanizado, um detalhe, consegui trocar de roupa numa velocidade que impressionou a equipe.


Às 22:05 Arthur chegou! O parto foi como Alessandra queria, dentro da banheira, e quem pegou ele fui eu, sensação maravilhosa, ser o primeiro que encostou nele. Ah! Também cortei o cordão umbilical. Quase esqueço de novo, assim que Arthur nasceu mandei mensagem para geral dizendo que ele tinha nascido, inclusive um grupo de amigos do Crossfit, que não acreditaram e fizeram uma chamada de vídeo! Uma doideira!

É muito engraçado, porque quando alguém pergunta como foi o parto do Arthur, eu falo que foi 100% natural, sem intervenção nenhuma, só Alessandra e ele trabalhando em conjunto, foi lindo demais, e ela é DEMAIS, muito forte em ter passado por isso tudo. Tudo bem que ela não lembra de metade das coisas, mas a natureza é sábia, né. Se não fosse assim já não estaríamos pensando no próximo!

   

Acho que resumo tudo isso como a melhor experiência da minha vida, nós achamos que sabemos o que é amor de verdade até nos tornarmos pais, o amor por esse ser pequenininho é gigantesco, algo que nunca senti na vida. Que venha a(o) irmã(o) do Tuco!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário