18.3.19

Modalidades da Escalada

Muita gente já sabe que a escalada está como esporte de demonstração nos Jogos Olímpicos de 2020, e o Comitê de Paris 2024 também já manifestou interesse em, se a escalada não for incorporada ao programa oficial, mantê-la como demonstração, então existe um crescimento do esporte. Outro ponto importante é um filme de escalada ter ganhado o Oscar de melhor documentário esse ano.


Mas você está se perguntando porquê estou falando isso tudo, e a resposta é simples. Podemos comparar a escalada ao atletismo que possui diversas modalidades, e nesse post (feito com material da minha monografia) iremos abordar exatamente isso, as diversas MODALIDADES que a escalada possui, e certamente uma delas deve combinar com você!

A escalada pode ser indoor (em ginásios), ou outdoor (na natureza), e possui diversas modalidades. Na escalada indoor, pode-se ter a escalada de boulder, a escalada esportiva, e a escalada em top rope (corda por cima). Já na escalada outdoor existe a escalada de boulder, a escalada esportiva, a escalada tradicional com proteções fixas ou com proteções móveis, big wall, escalada em gelo, escalada alpina, escalada mista e alta montanha.

BOULDER:

A pratica do boulder se realiza sem o uso do equipamento básicos de escalada comumente vistos, como corda e mosquetões, para essa modalidade se faz necessário somente o uso da sapatilha, de um saco contendo magnésio, e quando possível, uma espécie de colchão dobrável chamado de “crashpad”. Há ainda uma segurança que é chamada de “seg de corpo”, onde uma pessoa se mantém atrás do escalador, para apará-lo no caso de uma queda, tentando direcionar o escalador para o crashpad, e numa posição que seja a melhor possível para que não se machuque.


O boulder não possui uma altura definida, podemos encontrar boulders de 2m onde se começa a escalar sentado no chão, até boulders de 8m, porém, mesmo assim se considera uma altura pequena, visto que existem vias de escalada com mais de 400m. Logo, por possuir uma altura pequena e consequentemente uma duração muito pequena, essa modalidade exige do escalador um grande domínio da técnica, e grandes níveis de força, na maioria das vezes explosiva, já que se necessita gerar o máximo de força em um menor tempo possível com o objetivo de resolver esse “problema”.

ESCALADA ESPORTIVA:

Assim como o boulder, a escalada esportiva não possui uma altura definida, podemos vulgarmente dizer que a escalada esportiva é uma escalada tradicional em miniatura, onde o componente técnico é a maior barreira a ser superada. Nessa modalidade faz-se necessário o uso de todo equipamento de escalada em rocha: sapatilhas; saco de magnésio; cadeirinha; corda; costuras; capacete; fitas; e mosquetões. Por ser mais longa (normalmente possuem no mínimo 10m de altura), a escalada esportiva possui também uma duração mais longa, e o seu fator técnico, faz com que o escalador necessite "pensar" mais, e prever os movimentos com mais cautela, fazendo com que essa modalidade seja menos explosiva, com isso na escalada esportiva temos um fator mais resistente, tendo em vista o tempo que se gasta para escalar.


Na escalada esportiva, é obrigatória a presença de duas pessoas, onde um é o escalador, e o outro é o segurador. O escalador é quem efetivamente escala, e durante o processo de escalada, ele coloca nas proteções que já estão previamente fixadas na rocha (grampos ou chapeletas), um equipamento chamado costura, onde será colocada a corda, que em caso de queda o segura e não o deixe cair e atingir o solo, e o segurador se mantém na base da via de escalada dando a segurança para o escalador, ele tem em posse um equipamento chamado de freio, que no caso de uma queda do escalador estrangula a corda fazendo com que o escalador fique travado, ou seja, protegido, e fique pendurado.

ESCALADA TRADICIONAL:

Já a escalada tradicional possui duas vertentes, a escalada com proteções móveis, onde é a escalada em fendas, onde próprio escalador coloca o equipamento de proteção móvel (friends, nuts, excentrics, entre outros) numa fenda natural e a escalada com proteções fixas, onde a proteção (grampo ou chapeleta) já está fixada na rocha. Existem vias tradicionais no Rio de Janeiro com mais de 400m, e outras com 50m, e com conseqüente variação no tempo, de 1h até um dia inteiro ou mais. Utiliza-se o mesmo equipamento da escalada esportiva, mais algumas fitas anelares, que podem ser utilizadas para o escalador se “prender” a pedra no meio da escalada, ou fazer "equalizações" nas paradas para que a carga seja distribuída igualmente pelos grampos (em casos de chapeletas se usa outro equipamento, o cordelete)


A escalada tradicional, assim como a esportiva, necessita de duas pessoas, sempre uma será escalador, e a outra o segurador, mas na escalada tradicional existe uma diferenciação do escalador que vai a frente, chamado de guia, que é o responsável por colocar as costuras nos grampos (costurar), até chegar numa parada dupla, que é um local da via de escalada onde se possui dois grampos utilizados para fazer uma equalização para divisão do peso, e reduzir a sobrecarga neles, e a partir daí o escalador guia, vira o segurador, que fará a segurança a partir de cima, e o segurador que estava na base da via se torna o escalador que chamamos de participante, ele é responsável por retirar as costuras da via (limpar a via), até chegar à parada dupla que se encontra o guia, aonde vão trocar de papéis novamente, e o guia vai voltar a escalar, e esse processo se repete até o final da escalada. Cada processo até uma parada dupla se dá o nome de esticão, ou enfiada, com isso podemos ter vias de escalada com dois esticões ou duas enfiadas, até escaladas com doze ou mais.

BIG WALL:

A escalada em big wall, como o próprio nome diz, é a escalada de grandes paredes, onde se faz necessário passar a noite na rocha, podendo fazer a utilização de um equipamento chamado de porta-ledge, que é como uma maca que fica pendurada. Esta é uma das modalidades mais perigosas, tendo em vista que os locais para esta modalidade estão em lugares remotos.


ESCALADA EM GELO:

A escalada em gelo é basicamente uma escalada esportiva em gelo, geralmente é feita em cascatas, ou quedas de água congeladas. Nessa modalidade faz-se o uso de alguns equipamentos específicos ao gelo e a neve, como piolet, que são espécies de picaretas que são usadas na mão, e os crampons que são “botas” com várias pontas para fixação no gelo. Além ainda de parafusos de gelo, que é uma proteção similar aos grampos e chapeletas.


ESCALADA ALPINA

A escalada alpina é uma das modalidades mais perigosas, se não a mais perigosa. Nesta modalidade é necessário fazer a aproximação até a base da via de escalada, que é uma caminhada até a rocha, porém o caminho é feito em ambiente hostil, cruzando glaciares, neve, e enfrentando temperaturas baixas, vento, entre outros perigos.


ESCALADA MISTA:

A escalada mista é bem como o próprio nome diz, é uma escalada onde em uma única via de escalada possui as características de escalada em gelo e neve, e a escalada tradicional em rocha. Geralmente se assemelha com a escalada alpina, necessita aproximação, e está localizada em ambientes hostis.


ALTA MONTANHA:

É a escalada de montanhas que estão em grandes altitudes, quanto mais alto mais rarefeito o ar. Geralmente a presença de técnicas de escalada nessa modalidade é muito pequena, a alta montanha possui componentes mais como a transposição em gelo, e o chamado “trepa-pedra”.


ESCALADA DE COMPETIÇÃO:

Como dito anteriormente a escalada possui um Campeonato Mundial organizado pela IFSC, dentro da competição possuem várias modalidades, sendo elas: lead (modalidade equivalente à escalada esportiva, aonde é avaliado o grau de dificuldade da via de escalada, e a agarra alcançada pelo atleta, quando este não atinge o topo da via); bouldering (modalidade equivalente ao boulder, aonde o escalador possui um tempo pré-determinado para resolver o “problema”, nome que é dado a via de Boulder, o número de tentativas é levado em consideração para sua pontuação); speed (modalidade que utiliza a corda por cima, chamada top-rope, aonde possui várias vias de escalada iguais, uma ao lado da outra, o atleta mais rápido é o vencedor), e a team speed (se iguala a modalidade speed, porém em equipes).


A modalidade lead tem como característica principal uma altura mínima de 12m. Já na modalidade bouldering é bem próxima da escalada de boulder outdoor, são vias curtas que são realizadas sem o uso de cordas. E por fim, na modalidade speed a principal característica é a realização de duas ou mais vias exatamente iguais, uma ao lado da outra, onde as pessoas escalam ao mesmo tempo, a pessoa que completar mais rápido ganha. Essa modalidade pode ser realizada com 10m de altura ou 15m de altura, e a segurança é feita com a corda por cima, chamado de top-rope. Na modalidade team speed se aplicam as mesmas regras da modalidade speed, porém cada equipe é composta de até 3 integrantes.

Há ainda uma modalidade chamada de paraclimbing lead, esta modalidade segue as regras modalidade lead, porém, por ser escalada por deficientes, neste caso é associado a cada competidor um coeficiente correspondente a sua deficiência, que é utilizado para o cálculo da sua pontuação final.

Saiba mais sobre os equipamentos utilizado em cada modalidade no post "Conhecendo o Seu Equipamento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário